top of page
  • Foto do escritorprojeto RAD

O caminho até à Open Call

Atualizado: 14 de nov. de 2018



Introdução

Pretendemos aqui deixar um registo curto e transparente do caminho feito até ao Evento de Ação Participativa em Arcozelo - OPEN CALL, de modo a que novas pessoas que pretendam integrar este movimento se possam informar devidamente do percurso já feito, assim como avaliar questões que correram bem e menos bem, corrigindo-as em situações futuras. Pretende-se fazer os registos que se consideram importantes de ser partilhados, tentando fugir ao detalhe da situação. Ajudar também a fechar um ciclo.


Descrição

Após a quarta sessão de apropriação do Projeto RAD pelo grupo de iniciadores no primeiro trimestre do ano de 2018, sentimos a necessidade de perceber como é que este grupo iria comunicar virtualmente entre si e dar continuidade à ação programada.

No princípio de Maio, foi criado um grupo de WhatsApp e um Googlegroups entre os seus iniciadores, propondo uma comunicação mais participativa em que todos e todas, estivessem ocorrentes da informação do que ia acontecendo.

Existiu a necessidade de criar um grupo de trabalho mais específico para dar forma ao evento desejado. Desse grupo inicial fizeram parte: Carla Pereira, Susana Neves, Hugo Pereira, e Filipe Jeremias.

Tentamos encontrar soluções para alguns desafios e criar ações sobre as soluções encontradas. Enumera-se alguns pontos deste percurso, assim como algumas observações importantes:


01.Apresentação das conclusões iniciais ao executivo da Junta de Freguesia de Arcozelo representada pela Senhora Presidente, Maria Adelina. Neste encontro estiveram presentes pelo movimento RAD - Filipe Jeremias e Carla Pereira. Um encontro a dois tempos, tendo sido interrompido pela Senhora Presidente para auxiliar numa decisão in loco, da aplicação de um banco de exterior na Aguda. A mensagem foi totalmente passada já num segundo momento, registando que não estavam reunidas as condições para um apoio formal por parte desta Organização, pelo menos nesta fase do processo, estando totalmente disponíveis para auxiliar no que fosse necessário e no que estivesse ao alcance deste Organismo. Salienta-se também a dificuldade de perceber ou de comunicar o que o Projeto RAD pretendia preconizar.


02. Imagem do movimento a comunicar para o exterior (logótipo).


03. Filmagens para a execução de um vídeo promocional da Comunidade de Arcozelo.


04. Cuidar das questões financeiras do evento. Responder a perguntas como:

- Qual o montante necessário?

- Quem dispensa esse montante?

- Será necessário um parceiro financeiro?

- Que retorno financeiro terá o evento?

- Um evento gratuito ou pago.


05. Criação de um documento orçamento.


06. Criação de uma lista de tarefas partilhada entre o grupo de trabalho.


07.Cuidar do local onde se iria realizar o evento.

Existiram três possibilidades para cedência de espaço:

- Salão Nobre dos Bombeiros da Aguda;

- Sala Polivalente da Escola Secundária Arquiteto Oliveira Ferreira;

- Centro Educação Ambiental Ribeiras de Gaia.

Não obtivemos resposta por parte do CEA. As restantes duas possibilidades eram opção. A nossa primeira escolha, recaiu sobre o Salão Nobre dos Bombeiros, mas por uma falha de comunicação, ficamos sem espaço para o dia pretendido. A opção recaiu sobre Escola Secundária de Arcozelo.


08. Esboço de um plano de comunicação.


09. Aplicação do plano e comunicação aprovado, nomeadamente:

- Criação de um site.

- Criação de uma página e perfil nas redes sociais (Facebook e Instagram).

- Lançamento da data do evento.

- Lançamento dos principais valores e temas-chaves do evento.

- Criação de um texto definidor do Projeto RAD.

- Execução de um vídeo explicativo do Projeto RAD, com base no texto elencado.

- Vídeos e textos que inspiram a RAD (credibilidade RAD).

- Lançamento do cartaz e programa OPEN CALL.

- Lançamento do evento.

- Como e quem pode participar no evento.

- Abertura das inscrições.

- Porquê participar? Quais os benefícios?

- Partilha do Projeto RAD com amigos no facebook.

- Partilha do Projeto RAD e suas ações dentro de grupos abertos e fechados de Vila nova de Gaia: Vila de Arcozelo, Arcozelo Popular, Vila Nova de Gaia - 5 sentidos, Quem se importa em São Felix da Marinha, Gaia, Espinho e Aguda, Cá em casa é assim, Redes colaborativas.


- Partilha do Projeto RAD e suas ações em outras páginas com visibilidade: Movimento de Cidadãos de Gaia (MCG), Freguesia de Arcozelo - Gaia, Cultura Viva em Gaia, Junta de Freguesia de Arcozelo.


- Mapeamento de possíveis parceiros financeiros e/ou patrocinadores.

- Envio por email, aos parceiros mapeados, a carta de apresentação da RAD e qual o seu propósito.

- Parceiros e patrocinadores identificados:

Escola Secundária Arquiteto Oliveira Ferreira

FMR Etiquetas

Nobrinde


10. Contacto com possível parceiro (Escola Arco Maior) na confecção e no serviço de almoço. Com a incerteza das inscrições para o dia de evento, houve a necessidade de ajustar um plano B, de modo a minimizar responsabilidades. Ficou para outra oportunidade a nossa parceria.


11. Encontro com três elementos do Movimento de Cidadãos de Gaia (MCG) para apresentação do projeto RAD. Conseguimos a sua escuta ativa, o seu interesse e a sua parceria na dinamização da RAD.


12. II encontro, a pedido da Vereação de Educação da Câmara Municipal de Gaia, na sua pessoa José Oliveira (Adjunto da Vereadora da Educação). Foi feito um ponto de situação desde o primeiro encontro (Novembro de 2017). Foi manifestado vontade em participar no evento, assim como a possibilidade da vontade em integrar a RAD dentro do Plano de Ação no âmbito de transformar o Município numa Cidade Educadora.


13. Encontro informal com alguns elementos da Assembleia Municipal de Freguesia a fim de ser apresentado o Projeto RAD e endereçar-lhes o convite a estarem presentes na OPEN CALL. Em representação da RAD estiveram presentes a Susana Neves e o Filipe Jeremias. Em representação da Assembleia Municipal esteve o Senhor Presidente da Assembleia, dois representante do PS e 4 representantes da coligação CDS e PSD.


14. Email convite a participar e divulgar o evento OPEN CALL:

- Aos nossos parceiros/patrocinadores.

- Ao executivo da Junta de Freguesia de Arcozelo. (Demonstraram interesse em participar e divulgar).

- À Presidência do Município de Gaia, convidando representantes dos vários Pelouros, nomeadamente: Educação, Ação Social, Desporto, Ambiente, Cultura e Juventude. (Não existiu qualquer resposta por parte da Presidência. Fomos contactados apenas pelo adjunto da Vereação da Educação, informando que não estaria disponível na data do evento)

- À ONG de Arcozelo - APDES. (Não obtivemos resposta)

- Ao Centro de Reabilitação Profissional de Gaia - CRPG. (Não obtivemos resposta)

- À Direcção e Coordenação do Centro Social São Miguel. (Não obtivemos resposta)

- Ao Externato Nossa Senhora de Fátima. (Resposta na divulgação)

- Ao Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner. (Não obtivemos resposta)

- Ao Centro de Estudos Actiludic. (Responderam que não estariam presentes)

- Ao Centro de Estudos Tasse. (Não obtivemos resposta).

- À Associação de Pais da Escola de Sá. (Esta faria a ponte com as restantes Associações. Ponte que não foi feita. Obtivemos uma resposta de adiamento. Ausência de respostas seguintes)

- À Associação Montanha de Afectos.

- À Associação Cultura Curto Espaço.

- Aos participantes nas filmagens do vídeo promocional. (Não obtivemos resposta)

- Ao grupo de iniciadores.

- A mais de 40 empresas da comunidade. (Não obtivemos resposta).


15. Redação de Press Release e respectivo envio para a Comunicação Social: DN, Viva Entretenimento, Jornal Terras de Gaia, Jornal Audiência, Gaia Semanário.


16. Entrevista por parte do DN e do Jornal Terras de Gaia.


17. Uma sessão e formação com o grupo de jovens que participaram no evento.


18. Distribuição dos cartazes A3 pela comunidade.


19. Realização do Evento OPEN CALL.


Informa-se ainda que não é possível registar todo o processo vivencial. O mais enriquecedor destes meses, foi sem dúvida a forma como cuidamos uns dos outros, como aplicamos alguns dos princípios RAD no processo. O crescimento pessoal e coletivo foi gratificante.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page