top of page
Buscar
  • Foto do escritorprojeto RAD

Resumo encontro RAD - partilha de projetos


Olá!

No passado dia 23.03.2019, realizou-se o nosso encontro RAD - partilha de projetos.

Serve o presente post para fazermos um ponto de situação desse encontro.


Queremos agradecer a todas as pessoas presentes.

Um igual agradecimento ao Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia por nos permitir o espaço à realização deste momento.


Numa análise muito global, o encontro correu dentro das intenções e dos resultados esperados. Fez-se uma breve apresentação do que é o Projeto RAD (é possível ver este vídeo), assim como a partilha do trabalho (projetos) desde a OPEN CALL de 30 de junho de 2018. Integramos novas pessoas dentro da rede.


A saber:

01. Laboratório de Inovação ESAOF

É um espaço e um tempo que acontece durante três manhãs da semana, que tenta proporcionar uma inclusão de todos os jovens para uma aprendizagem mais significativa e inclusiva. Um espaço e um tempo que tenta preconizar um núcleo de mudança dentro da escola, que espolete a possibilidade futura de que a escola possa acolher todos os jovens e os torne sábios e felizes. A proposta encontra-se ativa.


02. Realização da edição pocket de “O Poder da Colaboração”

A primeira edição (em versão reduzida) de O Poder da Colaboração com a co-criação entre o Projeto RAD, a Brasil 360 e a Izabella Ceccato. 10 palestrantes, sendo que 6 desses palestrantes eram da Vila de Arcozelo. Imagens disponíveis aqui.


03. Creche parental

Um projeto que foi proposto ao poder local de modo a dar resposta a uma necessidade do nosso território - a escassez de creches. Este projeto vai de encontro a uma nova resposta social, nomeadamente aos pais que não se revêem numa estrutura convencional de creche, que pretendem participar de uma forma mais ativa na educação dos seus filhos ou filhas e recupera a figura da ama. A proposta encontra-se em reformulação para um possível financiamento.


04. Documentário ARCUCELLU

Um projeto que prevê fazer um documentário histórico e promocional da Vila de Arcozelo. A proposta encontra-se ativa com um grupo de trabalho a desenvolver ação na concretização.


05. Encontro de artistas

Uma proposta pensada para celebrar o dia mundial da criatividade que se realiza a 17 de novembro. A proposta tinha como intenção reunir um conjunto de artistas locais e não locais, residindo por um dia na Aguda com intuito de conviverem entre si, vivendo a terra juntamente com as pessoas que nela habitam, desenhar sobre várias técnicas expressivas a Aguda. Fazer uma exposição do trabalho realizado nesse dia, assim como oficinas criativas e uma conferência consciencializando para a importância da criatividade aos desafios do século XXI. O encontro não aconteceu por falta de verba para financiamento.


06. Orçamento participativo da JFA

Foram propostos 3 projetos com a chancela RAD, apresentado por 3 pessoas diferentes. Dois nasceram dentro do “Laboratório de Inovação ESAOF” com o tema: Desporto para integrar e desenvolver - dois projetos sociais integrados nas valências do desporto, saúde e educação. Um é levar o snooker às escolas, o outro é levar o boxe às escolas. Baseado no encontro de artistas, surge a terceira proposta para orçamento participativo. A proposta é semelhante, mas estende-se no prazo de uma semana. Nenhuma das propostas foram aceites.


07. Colaboração com Associação de Pais - ESAOF

Um trabalho de colaboração e parceira que tem vindo a acontecer desde dezembro de 2018, aquando a implementação do “Laboratório de Inovação”. Uma colaboração que prevê ajudar a dinamizar a Associação de Pais, propondo novos modos de encontros de pais, propostas que agreguem a uma maior participação da comunidade educativa na escola. A colaboração está ativa.


08. Gerando Comunidade

Uma proposta que tem vindo a ser esboçada com um grupo de pais e mães que têm como propósito ainda prévio, (co)criar, (co)desenvolver, (co)implementar e participar num núcleo de mudança sistémica, partindo da atual definição e sistema de escola para um modelo assente numa comunidade de aprendizagem, a implementar dentro de uma escola pública de primeiro ciclo aqui em Arcozelo. A proposta está ativa.


09. Orçamento participativo GOP+JOVEM 2019

No seguimento de uma proposta feita ao poder local - Workshop “Pensar a Vila”, um dos jovens do “Laboratório de Inovação” juntamente com as pessoas que fizeram a proposta do workshop, pensaram na ideia de desenvolver um gabinete de trabalho para promover sessões participativas de debate e exposição de ideias sobre as necessidades da população local e os espaços da localidade que aguardam beneficiação ou novos usos. De seguida promover sessões de planificação e projeto para, através do trabalho colaborativo sobre esses espaços, procurar respostas às necessidades expressas. A proposta ficou com o nome de “Pensar a vila - Arquitetura colaborativa”. Encontra-se em fase de apreciação pelas entidades competentes.


10. Turismo 7.0

Uma jornada turística de sete dias para vivenciar sete experiências combinadas entre brasileiros e portugueses, dispostos a compreender o oceano de possibilidades criativas entre Brasil e Portugal. Uma jornada que contempla o turismo comunitário, criativo, industrial, gastronómico, cultural, que oferece aos participantes em cada dia experiências emocionantes conduzidas por anfitriões locais. Uma experiência assente em sete dimensões. Uma proposta que está ativa em fase de iniciar a divulgação, que acontecerá entre os dias 23 e 30 de Setembro de 2019.


11. Sim, tu és capaz!

É um programa de empoderamento jovem para o alto rendimento e impacto social, através de uma jornada de 14 semanas para 20 a 30 participantes na localidade de Arcozelo integrado também no “Laboratório de Inovação ESAOF”. Um programa dividido em três fases: Workshop de desenvolvimento humano, workshop de formulação de projetos e acompanhamento presencial e virtual para implementação dos projetos. Um programa que fará dos jovens saírem do piloto automático em que estão, da inércia em que passam a decidir com base nas expectativas dos outros sem terem espaço para refletir sobre o que lhe faz sentido. O projeto encontra-se numa fase de apreciação pelo Município de Vila Nova de Gaia.


12. Mestres da Obra (BR) - Estaleiros do futuro (PT)

Um programa de qualidade, produtividade, saúde e segurança na construção civil por meio de atelier’s de arte. A educação ambiental é o pontapé de saída desta proposta de projeto, que conta com mais de 18 anos de experiência no Brasil, e que em Portugal se vai re-inventar. Um programa que mais do que o resultado final, focamo-nos no processo para a concretização de um estaleiro escola. Um estaleiro que ao invés de se fechar sobre si mesmo, se abre para uma cidade. Uma proposta que irá contribuir para garantir o acesso à educação inclusiva e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida aos operários. Pretende ainda contribuir para tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. (ODS 4º e 11º). O projeto encontra-se em fase de co-desenvolvimento.


13. ABUMWE Academy

Um projeto que apresenta um conjunto de sessões que desenvolvem em crianças e jovens de instituições diversas competências socioemocionais, ao explorar questões fundamentais como: emoções, comunicação, direitos humanos, ambiente e sociedade, através de dinâmicas e experiências partilhadas. O projeto encontra-se numa fase de co-desenvolvimento.


14. Estão a ser formados grupos de trabalho para a co-realização das seguintes propostas:

- Uma palestra sobre o futuro no/do trabalho

- Um evento sobre sustentabilidade

- Um ciclo/encontros sobre educação


O processo de entrada no Projeto RAD é simples, num primeiro momento é necessário preencher este formulário de modo a entrar no sistema de comunicação RAD. Depois serão partilhadas as restantes indicações. A participação pode ser individual ou coletiva.

Até breve

Pelo RAD

Filipe Jeremias

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page