top of page
Buscar
  • Foto do escritorprojeto RAD

Open Call - Resumo e Conclusões

Resumo e Conclusões



1. Apesar de tentarmos sempre partir para qualquer ação sem expectativa (difícil execução), a natureza do Ser Humano, é pelo menos imaginar, projetar (mal ou bem) como pode ser o tal momento que ambiciona.

Existiu um esforço para num curto espaço de tempo dar a conhecer o Projeto RAD, a sua intenção o seu propósito, a toda uma comunidade. O sinónimo desta partilha era uma participação significativa por parte dos cidadãos e cidadãs desta localidade.

Conscientes dos enormes desafios que foi e é passar a mensagem RAD, é para nós claro, que a mensagem partilhada, está registada num nível de frequência diferente daquela que estamos habituados a escutar, muito porque as nossas crenças, a nossa cultura social, pessoal, profissional e também educacional é alimentada por muitas ações diferentes das que propomos. Por isso, saber aceitar e respeitar todos e todas aqueles e aquelas que não querem, ou apenas estão na expectativa do que vai acontecer, é honrar um crescimento sustentável de uma mudança positiva que se preconiza.

Neste sentido, e porque era esperado um número superior de participantes aos que estiveram presentes no passado sábado, dia 30 de Junho de 2018, (pelo menos mais 8 pessoas), houve necessidade no princípio do evento, acolher e reagir ao que estava a acontecer, preparando caminho para todos os presentes.


2. Iniciamos o dia com um check-in, onde existiu o tempo suficiente para nos apresentarmos individualmente, como nome, local de onde vimos, como posso contribuir, e qual a intenção para aquele dia.


3. Demos seguimento a uma dinâmica de “quebra-gelo” para demonstrar a importância da empatia nas relações e a um pequeno exercício que tentou demonstrar que culturalmente, sempre nos indicaram que existe apenas um único modo de fazermos as coisas, quando na verdade, outros modos existem, e alguns deles são emergentes.


4. A importância de colaboramos e cooperarmos ficou refletida numa pequena brincadeira feita com Legos. Resumidamente, cada elemento tinha uma tarefa a concretizar. A pessoa era a única a saber da sua tarefa. Não podia partilhar com nenhum outro elemento, nem comunicar verbalmente com o grupo, aquando a sua ação. Existiu um tempo máximo para a co-criação do pedido, e no final, o grupo tentou chegar a algumas conclusões:


Deve-se então promover a necessidade e aprendizagem de:

- Preparar espaços para soluções baseadas em desafios e como criar soluções

- Colaboração

- Trabalho em equipa de sucesso

- Liderança e acompanhamento

- Comunicação

- Aprendizagem participativa/aprendizagem fazendo

- Reflexão em grupo

- Falta de visão compartilhada e compreensão

- Resolução de problemas quando ninguém tem resposta


O pretendido não foi mudar comportamentos momentâneos, mas sim elevar a nossa consciência para um próximo patamar, porque muito daquelas conclusões, já eram conhecidas por todos os participantes, talvez apenas a um nível teórico. Tentamos agarrar nelas e colocá-las em prática durante o resto do dia.


5. Passando para uma outra prática, dividimos o grande grupo em dois pequenos grupos, e nos primeiros 40 minutos mapeamos um conjunto de necessidades e desafios individuais e também coletivos (aqueles que pensávamos ser coletivos). Voltamos a reunir todos os participantes num só grupo, e registamos 3 desafios/necessidades que considerávamos comuns, das quais nos iríamos focar nas suas soluções e futuramente num plano de ação. São:

6. Almoço partilhado, por todas aquelas pessoas que puderam estar presentes, uma dança circular, e por volta das 15h retomamos o nosso trabalho.

Num diálogo em grande grupo, tentamos chegar a algumas soluções para os desafios encontrados. Regista-se:

7. O tempo começou a ficar curto para o nosso plano de ação, mas ainda houve um momento para reunir alguns passos a ter em consideração, como:


8. Em nome individual (Filipe Jeremias) acredito que este foi um momento importante para este movimento. Foi de facto um verdadeiro pontapé de saída, o possível, talvez o real e aconselhável para um crescimento sustentável.

Existem pelo menos duas pessoas que não puderam estar presentes, mas que manifestaram interesse em se juntar ao grupo de trabalho. Serão contactadas e colocadas ao par do que se passou na OPEN CALL.


Registar ainda que de todos os contactos efetuados e que confirmaram a sua presença, o Executivo da Junta de Freguesia de Arcozelo, pela pessoa da sua Presidente, contactou-me (Filipe Jeremias) telefonicamente, informando que não teria sido possível ninguém estar presente, devido a um conjunto de reuniões inadiáveis, mas que estava ao par que tudo estava a correr bem, manifestando o interesse em agendar um encontro para fazer um ponto de situação. Reforçou ainda que, não foi por falta de interesse a sua falta de comparência.


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page